Pesquisa avalia os aspectos cognitivos de estudantes de pós-graduação

16/08/2021 - 18:12  •  Atualizado 19/08/2021 11:59

A Ufes, por meio do Departamento de Psicologia, e a Universidade de Derby, da Inglaterra, estão realizando a pesquisa Aspectos cognitivos e afetivos dos estudantes de pós-graduação brasileiros. O objetivo é investigar as características dos aspectos cognitivos e emocionais dos estudantes de pós-graduação, tomando como base vivências que possam interferir no processo de formação profissional, em busca de compreender o impacto de diversos fatores e da pandemia no bem-estar desses alunos.

A pesquisa faz parte de um projeto intitulado Adaptação e Avaliação de uma Intervenção Baseada em Compaixão e Mindfulness para Estudantes de Pós-Graduação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/Ufes), e está sendo desenvolvida pela professora Valeschka Guerra, do Grupo de Estudos e Práticas em Psicologia Positiva, em parceria com Katia Vione, docente da universidade inglesa.

Participação

As inscrições para participar do projeto já estão abertas e se encerram quando atingir o quantitativo de 500 alunos. A participação é voluntária e os interessados deverão ter nascido no Brasil, ser maiores de 18 anos e estar matriculados em um curso de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) no Brasil ou no exterior. Para responder às perguntas da pesquisa, basta clicar no link http://tiny.cc/Postgrad.

As informações da investigação científica serão confidenciais, sendo assegurado o sigilo aos participantes. Os dados coletados serão analisados por pesquisadores, e os resultados serão divulgados por meio do PPGP/Ufes e publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, sem a identificação dos voluntários.

“Acreditamos que esta pesquisa é de relevância para os estudos que envolvem a experiência da pós-graduação nos dias atuais, o processo de construção de conhecimento científico e de que forma é possível propor melhorias e estratégias de intervenção para estes profissionais em formação aprofundada, contribuindo, assim, para a sua qualidade de vida”, enfatiza a professora Valeschka Guerra.

Para obter mais informações sobre a pesquisa, basta enviar um e-mail para valeschka.guerra@ufes.br ou entrar em contato pelos telefones (27) 98135-7558 ou (27) 4009-2501.

Texto: Jorge Medina