O Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão de Educação Especial (Grufopees) da Ufes vai promover nos dias 22 e 23 de setembro dois eventos com a participação de convidados de países lusófonos (que adotam o português como língua oficial). As duas iniciativas acontecerão no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no Centro de Educação (campus de Goiabeiras).
Os eventos são abertos a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e gestores da educação básica e superior, dentre outras pessoas interessadas. Haverá emissão de certificado para os participantes.
No dia 22 de setembro, das 18h às 21h, será realizada a mesa-redonda O estudo comparado internacional e a pesquisa-ação: diálogos entre Brasil, Moçambique e Portugal, com a presença do professor Xavier Muianga, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique; e da professora Maria Assunção Flores, da Universidade do Minho, em Portugal. O objetivo da iniciativa é promover um espaço de diálogo, reflexão e intercâmbio de experiências sobre metodologias de pesquisa-ação e estudos comparados internacionais. Pessoas interessadas podem se inscrever por meio deste formulário on-line.
Além da mesa, está prevista também uma reunião técnica com a reitoria para assinatura do acordo de cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane e diálogo sobre a ampliação de ações de internacionalização.
Educação inclusiva
Já em 23 de setembro, haverá um colóquio sobre Perspectivas e práticas de Educação Inclusiva em países lusófonos, das 13h às 18h. O encontro contará com a participação de professores convidados de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Serra, e terá o objetivo de promover um espaço de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre os desafios e as práticas de educação inclusiva em diferentes contextos de língua portuguesa.
As inscrições também serão recebidas por meio de formulário on-line disponível neste link.
Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo e-mail educacaoespecialufes@gmail.com. Informações sobre as disciplinas optativas que serão ofertadas pelos professores convidados para a comunidade acadêmica podem ser obtidas em ppgeufes@yahoo.com.br.
Universidade Federal do Espírito Santo