O grupo de pesquisas Política, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, está ofertando, nesta semana, a ação formativa Formação continuada em Educação Bilíngue de Surdos: práticas e desafios. A iniciativa prossegue até o próximo sábado, 26, é voltada para professores bilíngues de estudantes surdos e tradutores e intérpretes de Libras/Língua Portuguesa que estejam atuando no contexto educacional neste ano.
A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira, 21, no auditório do Programa de Pós-Graduação de Educação (PPGE), no campus de Goiabeiras, contando com a participação da vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes; do diretor do Centro de Educação, Reginaldo Sobrinho; da coordenadora do PPGE, Tania Mara Delboni; da coordenadora-adjunta do PPGPE, Renata Simões; e do professor do Centro de Educação Euluze da Costa Junior, responsável pela formação.
A vice-reitora destacou a importância da Universidade oferecer iniciativas que colaborem com a formação de públicos específicos, apoiando a educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) como um direito fundamental que garante a inclusão e a participação plena dos surdos na sociedade.
“Vivemos em uma sociedade plural, na qual a diversidade linguística e cultural precisa ser valorizada e respeitada. A educação bilíngue exige um olhar atento, estratégias diferenciadas e um compromisso contínuo com o aperfeiçoamento dos educadores. Sem uma formação adequada, não é possível acompanhar todos os desafios envolvidos no processo de ensino-aprendizagem desse público, pois a falta de recursos, o preconceito e a desinformação ainda permeiam nosso sistema educacional. Então, é por meio de mais formações como esta e de ações conjuntas que essas adversidades serão contornadas. Esta é a nossa luta: buscar uma educação pública, gratuita e de qualidade, inclusiva e democrática”, ressaltou.
Já o professor Euluze Rodrigues ressaltou sua trajetória de vida como motivação para trabalhar em iniciativas voltadas para estudantes surdos: “Sou filho de pais surdos, então tive que lidar com todas essas questões da surdez dentro de casa. Foi na Universidade que encontrei possibilidades para debater e buscar alternativas para os desafios enfrentados na educação de pessoas surdas, primeiro na minha especialização em educação especial, depois no mestrado e no doutorado. Esse evento acontece, então, como resultado do acolhimento e das oportunidades que encontrei no ambiente acadêmico para trabalhar com essas questões, além de um compromisso ético-político pessoal com a formação voltada para as necessidades da comunidade surda”.
Mais informações sobre a Formação continuada em Educação Bilíngue de Surdos estão disponíveis no site do evento.
Foto: Nábila Corrêa