Programa de Assistência Dermatológica chega a Laranja da Terra neste final de semana

27/08/2021 - 15:58  •  Atualizado 30/08/2021 11:55

A equipe do Programa de Assistência Dermatológica (PAD) da Ufes está desenvolvendo suas atividades neste final de semana em Criciúma, distrito do município de Laranja da Terra. As ações começaram nesta sexta-feira, 27, e vão até domingo, 29.

O PAD é um programa de extensão que auxilia a população rural na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer de pele, além de fornecer informações de como se proteger da doença. Seus pacientes são lavradores descendentes de imigrantes europeus, principalmente pomeranos, italianos e alemães.

Devido à etnia e à exposição à luz solar durante o trabalho, essencialmente agrícola, os lavradores possuem um risco elevado para o desenvolvimento de câncer de pele. A doença corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no Brasil e, quando detectado no início, tem grandes chances de cura.

“Temos 290 consultas agendadas e a nossa expectativa é que 100 cirurgias e 500 crioterapias sejam realizadas no município neste fim de semana. São pacientes que apresentam uma significativa incidência de câncer de pele e necessitam de orientações e tratamento”, explica a coordenadora do programa e professora do Departamento de Medicina Especializada do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Patrícia Frasson. A crioterapia é um tipo de tratamento que usa temperaturas baixas para realizar tratamentos estéticos e terapêuticos na pele do paciente.

Atuação

O PAD atua por meio da realização de viagens para diversas cidades no interior do estado, onde são realizadas consultas, procedimentos e, quando necessário, pequenas cirurgias. Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), em Vitória.

Os atendimentos são realizados por professores, médicos, cirurgiões plásticos, dermatologistas, enfermeiros, técnicos e discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, prefeituras municipais, secretarias municipais de saúde e instituições religiosas locais.

A equipe do programa viaja mensalmente para os municípios, principalmente para aqueles com maior número de lavradores rurais descendentes de europeus. Dentre as cidades, estão Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra, Domingos Martins, Vila Pavão, Vila Valério, Pancas e São Gabriel da Palha.

As viagens duram entre dois e três dias em cada município e, em média, são realizados entre 700 e 900 procedimentos em um fim de semana. Em contrapartida, os estudantes da Ufes têm a oportunidade de consolidarem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

No final de julho deste ano, a equipe do projeto realizou 227 consultas, 79 cirurgias e 391 crioterapias no município de Vila Valério, além do trabalho educativo, em que a equipe orientou a população a se proteger com bonés e roupas adequadas na hora do trabalho.

O PAD iniciou suas atividades em 1987 e é considerado um dos programas mais antigos da Universidade, há 34 anos atuando com base no tripé ensino, extensão e pesquisa.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis no Instagram PAD-Ufes.

Texto: Jorge Medina
Imagens: Divulgação do programa (a foto principal foi realizada antes da pandemia)