Programação cultural gratuita a partir desta terça, 30, na Semana do Conhecimento

29/11/2021 - 15:49  •  Atualizado 01/12/2021 10:55

Na Semana do Conhecimento da Ufes, há espaço para todas as formas de criar saberes, inclusive a cultura. Durante o evento, a Secretaria de Cultura (Secult) da Ufes promoverá o Painel Ufes de Cultura, trazendo temas como a Semana de Arte Moderna de 1922 e memórias do carnaval capixaba, e o lançamento de vídeos. As atividades terão início em 30 de novembro e serão transmitidas pelo canal no YouTube da TV Ufes.

Esta segunda edição do Painel, que faz parte da Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Universidade, apresentará duas mesas de debate e o lançamento de vídeos da Cia. de Teatro e do Coral da Ufes. O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, destaca que “a programação coloca em debate a cultura nacional, os processos culturais regionais e fortalece o diálogo entre a academia e o setor cultural em sua diversidade, além de posicionar a arte como resposta diante do avanço de pensamentos totalitários”.

Programação

A primeira mesa debaterá o centenário da Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, revolucionando a produção artística brasileira. Participarão da mesa o escritor e dramaturgo Saulo Ribeiro e os jornalistas e escritores Hugo Sukman, Jotabê Medeiros e Arnaldo Bloch. A mediação será do cineasta e produtor cultural João Moraes. A abertura será em 30 de novembro, às 19h30.

No dia seguinte, 1º de dezembro, também às 19h30, será realizada a mesa Samba, cultura e sociedade, que discutirá a memória e salvaguarda do carnaval capixaba. O evento terá como convidados os pesquisadores em cultura Carla Campos e Marcus Santana. A mediação ficará a cargo do pedagogo e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes Jocelino Júnior. A atividade está integrada com o 2º Seminário sobre o Samba Capixaba, promovido pelo Instituto Raízes com o apoio da Secult.

Além das mesas, entre 2 e 9 de dezembro haverá o lançamento de vídeos da Cia. de Teatro da Ufes, com a direção de Lucas Larcher, diretor de Artes Cênicas da Ufes. Essa é a primeira experimentação cênica da companhia e é composta por nove vídeos que discutem a vivência em situações limítrofes.

Por fim, em 3 de dezembro, às 18 horas, será lançado o vídeo do Coral da Ufes, com a apresentação da música Te Quiero, de Mário Benedetti, sob a direção do regente-adjunto do Coral, Jean Molinari.

Veja a programação completa no documento anexado abaixo.

Em 2022, o Painel Ufes de Cultura seguirá com sua programação entre os meses de março e novembro, período para o qual está prevista a realização de três mesas sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

O Painel é uma realização da Secult com apoio da Superintendência de Comunicação (Supec) da Ufes.

Texto: Vinícius Fontana