Revista internacional publica artigo de professores da Ufes sobre metodologia inovadora no ensino da Medicina

27/12/2024 - 10:30  •  Atualizado 31/12/2024 12:30
Texto: Com informações divulgada pelos professores     Edição: Thereza Marinho
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Um artigo publicado por professores da Ufes na revista acadêmica Medical Science Educator (Educador de Ciências Médicas) aponta mudanças no ensino da Medicina no século XXI e propõe a incorporação de softwares e ferramentas de Bioinformática, aplicados à Oncogenética, de forma integrada ao contexto médico, potencializando a interdisciplinaridade e a aplicabilidade dos conteúdos.

A Oncogenética é a área da Medicina que une Genética e Oncologia, estudando o impacto de mutações hereditárias na incidência e biologia dos tumores. Segundo o estudo, a característica central da educação contemporânea é a mudança de uma prática com foco no indivíduo para um foco social, político e até ideológico.

O artigo intitulado Transforming Medical Genetics Teaching: An Innovative Approach with Problem-Based Learning (Transformando o ensino de genética médica: uma abordagem inovadora com aprendizagem baseada em problemas) é de autoria dos professores do Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) da Ufes Débora Meira e Iúri Drumond, ambos do Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM) e docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

“Nosso estudo buscou construir, padronizar e aplicar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da disciplina de Genética Médica para o curso de Medicina da Ufes, visando contribuir para a consolidação do estudo dos determinantes genéticos das doenças e suas aplicações na educação e prática médica, de forma a fornecer exemplos possíveis de condutas médicas, dadas as diferentes realidades vivenciadas pelos médicos. É uma metodologia inédita no Brasil”, afirma a professora Débora Meira.

Estudo de caso

Por meio da aplicação da ABP, os estudantes receberam um estudo de caso na área de Aconselhamento Genético/Oncogenética para aplicar seus conhecimentos em conjunto com o uso de diferentes ferramentas e softwares, com o objetivo de exemplificar um modelo de conduta médica para essa condição específica.

“Os resultados indicam que o modelo de aula proposto foi construído, padronizado e aplicado de forma eficiente à turma do terceiro semestre do curso de Medicina. Os estudantes avaliaram positivamente a aplicação e o uso da metodologia na atividade proposta, destacando seus efeitos positivos para a formação médica. O uso deste modelo de aula, baseado na metodologia de ABP, favorece o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias recomendadas nos documentos norteadores da formação médica, no âmbito da Genética Médica, de forma a incentivar a prática do cuidado personalizado nos anos formativos”, destaca.

Meira informa ainda que a utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) foi implementada de forma complementar aos métodos tradicionais de ensino na área médica, uma vez que a abordagem visou proporcionar aos alunos uma perspectiva prática dos conhecimentos teóricos adquiridos. 

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