Seminário debate programas de permanência de estudantes na Ufes

08/11/2023 - 17:51  •  Atualizado 09/11/2023 17:39

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promove, nos dias 9 e 10 de novembro, o seminário Desafios das Universidades Públicas na Atualidade. O evento será realizado no Teatro Universitário, das 9h às 10h e das 14h às 16h, no primeiro dia, e das 9h às 10h30, no segundo dia. Um dos objetivos da iniciativa é avaliar o Programa Permanecer e Concluir, que visa colaborar com a permanência qualificada e a conclusão dos cursos pelos estudantes da Universidade. Poderão participar toda a comunidade universitária, assim como demais pessoas interessadas no tema.

Entre os palestrantes convidados, estão a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Clarissa Neves, que pesquisa o acesso e a equidade de políticas educacionais de inclusão social, e a coordenadora-geral do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Kátia Cristina da Silva. Já os professores da Ufes Daniella Bonatto, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e José Eduardo Silva, do Departamento de Música, compartilharão experiências relacionadas ao Programa Permanecer e Concluir.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, o Seminário é uma das ações que integram os programas de permanência da Ufes sob a gestão da Prograd e das coordenações e colegiados de cursos. “Ao longo dos últimos anos, temos buscado caminhos que conduzam à efetivação da democratização da universidade e, portanto, à garantia do direito à educação superior”, explica.

O Programa Permanecer e Concluir teve início em 2022, como uma ação coletiva, abrangendo diferentes níveis de gestão dos cursos, incluindo a gestão da sala de aula. Entre os indicadores que esse e os demais programas de permanência da Ufes pretendem alterar estão o Trancamento de Matrícula, a Reprovação em disciplinas, a Retenção, e a Evasão.

Veja a programação completa do Seminário no arquivo anexado abaixo.

Texto: Nábila Correa
Edição: Pedro Brito e Thereza Marinho