Seminário define ações para melhor controle da tuberculose no Espírito Santo

14/03/2024 - 15:35  •  Atualizado 17/03/2024 11:19
Texto: Com informações e fotos da organização do evento
Compartilhe
Foto das pessoas presentes no seminário, sentadas nas cadeiras do auditório

Apresentar à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) as necessidades para o controle da tuberculose no Espírito Santo e orientar os municípios para que implementem nos serviços de saúde locais um fluxograma para um melhor controle da doença. Estas foram as principais definições do Seminário intersetorialidade entre SUS e SUAS no tratamento da tuberculose, realizado nos dias 4 e 5 de março no Auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe.

O evento, organizado pelo Laboratório de Epidemiologia da Ufes (LabEPI/Ufes), discutiu a intersetorialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no tratamento da doença. O LabEPI atua no projeto Observa TB, que é desenvolvido em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Participaram do seminário a coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn; o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo; o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; o diretor do CCS, Helder Mauad; o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; e a coordenadora do Observa TB, Carolina Sales; além de representantes dos municípios.

Foto do público do evento dentro do auditório, assistindo à fala de Fernanda Dockhorn, à frente, de camisa amarela.

“O Espírito Santo é um exemplo na intersetorialidade e parabenizo o Estado pela iniciativa de promover este evento. A tuberculose é uma doença socialmente determinada e é preciso trabalhar em conjunto para fazer diferença para a população, combatendo as vulnerabilidades sociais”, destacou Fernanda Dockhorn (foto) na abertura do evento.

Segundo Carolina Sales, o seminário também marcou o inicio o curso de capacitação com a mesma temática dirigido a profissionais da saúde com nível técnico ou superior que atuem na Atenção Primária, Secundária e/ou Terciária do SUS e assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Espírito Santo. 

Ao final do seminário, foi definida a realização de um próximo encontro, no mês de junho.

 

Categorias relacionadas