Seminário discute a retomada do carnaval capixaba. Inscrições abertas até 21/11

19/11/2021 - 15:05  •  Atualizado 22/11/2021 11:13

Com a retomada gradual de atividades presenciais, um dos desafios que permanecem é como retomar eventos que são parte essencial de nossa cultura, como o Carnaval. É para discutir sobre a maior festa popular do Brasil no pós-pandemia que o Instituto Raízes, com o apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, promove o 2º Seminário do Samba Capixaba, um evento que contará com atividades remotas e presenciais.

Sob o tema Como será o Amanhã: um olhar para o carnaval pós-pandemia, o evento busca dialogar com diferentes atores e apresentar os caminhos que podem ser seguidos neste estágio. A programação começa em 23 de novembro, às 19h45, de forma on-line, com mesa de abertura mediada pelo carnavalesco e gestor cultural do Instituto Raízes, Victor Faria. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponibilizado de forma on-line pelo Instituto. As inscrições seguem abertas até 21 de novembro, e os inscritos receberão um link por e-mail para acessar as atividades.

Conforme um dos organizadores do evento e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes) Jocelino Júnior, “o Seminário do Samba se tornou o maior evento formativo do carnaval capixaba, tem como proposta ouvir os sambistas e organizar ações de valorização das escolas de samba e suas comunidades”.

Atividades presenciais

Após a abertura, o evento segue com três dias de programação presencial, a partir da sexta-feira, 26, às 18h30. As atividades serão na Escola Estadual Major Alfredo Pedro Rabaioli, no Sambão do Povo (avenida Dário Lourenço de Souza, 752, Vitória), e seguirão todos os protocolos de biossegurança definidos pelas autoridades, com a disponibilização de álcool 70% e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Os eventos presenciais contarão com oficinas, mesas temáticas e atrações culturais. O número máximo de inscritos é de 150 pessoas, sendo que há direito à emissão de certificado aos participantes e facilitadores. A programação completa está disponível no Instagram do Instituto Raízes e no arquivo anexado abaixo.

As atividades do seminário se encerram na quarta-feira, 1º de dezembro, às 19 horas, em uma mesa on-line que também faz parte do Painel Ufes de Cultura, composta pelos pesquisadores Jocelino Júnior, Marcus Vinícius Silva e Carla Campos, discutindo desafios, objetivos e perspectivas das pesquisas de Carnaval.

Além da Secretaria de Cultura da Ufes, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult/ES) é parceira do Instituto Raízes na realização do Seminário.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Divulgação Instituto Raízes