Ufes e Governo do Estado discutem parceria para a gestão do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus

09/12/2025 - 17:00  •  Atualizado 10/12/2025 17:48
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Fachada do Hospital Roberto Silvares

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, recebeu na manhã desta terça-feira, 9, o secretário de Estado da Saúde Tyago Hoffmann, para discutirem a possibilidade de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) faça a gestão do Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado no município de São Mateus. A proposta vem sendo discutida desde a aprovação do curso de Medicina no campus da Ufes na cidade.

Além do reitor e do secretário, participaram do encontro o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Helder Mauad (CCS); o membro do Conselho de Curadores da Ufes Fernando Bissoli; a pró-reitora de Bem-Estar Comunitário, Ana Paula Bittencourt; o chefe de gabinete, Gustavo Cardoso; e a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches.

De acordo com o reitor, em setembro foi enviado um documento ao Ministério da Educação pedindo a incorporação do hospital pela EBSERH. Para ele, a parceria será benéfica, visto que a unidade servirá como um campo de estudos, oportunizando aos estudantes estágios e residências, a exemplo do que ocorre no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam/Ufes).

Foto dos participantes da reunião
Na foto: Carolina Sanches, Ana Paula Bittencourt, Gustavo Cardoso, Tyago Hoffmann, Eustáquio de Castro,  Helder Mauad e Fernando Bissoli

“É importante a participação do Governo do Estado, da Ufes, da EBSERH e do Ministério da Educação (MEC), porque, no final, quem autoriza é o ministro. É um processo complexo, mas estamos negociando, buscando recursos e formas de viabilizar”, assegura.

Assistência

Segundo o secretário, uma vez firmada a parceria, o estado ajudará a arcar com custos, investimentos e contratualização. “É uma relação que o governador tem total interesse em construir, pois entendemos que a gestão da EBSERH é extremamente competente e que, à frente daquele hospital, ajudará muito os capixabas. Queremos preencher os vazios assistenciais daquela região”, pontua.

Atualmente o Hospital Roberto Arnizaut Silvares passa por reforma, com previsão de término em março de 2026. O local oferta 197 leitos e especialidades como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, neurocirurgia, urologia, vascular, cirurgia plástica reparadora e cirurgia buco-maxilo-facial. A estimativa é que outras especialidades sejam incorporadas, entre elas oncologia e cirurgia cardiológica de alta complexidade.

Fotos: Divulgação/Sesa e Tatiana Moura

Categorias relacionadas