Ufes recebe professores dos Estados Unidos e da Noruega para parceria acadêmica

15/03/2024 - 14:50  •  Atualizado 18/03/2024 14:50
Texto: Secretaria de Relações Internacionais     Edição: Thereza Marinho
Foto exibe o secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite; a professora Raquel Baroni; e os visitantes da Universidade de Colorado Jennifer Ringsdorf, Cassidy Hoyt. Abel Gaytan e Bruce Dye., todos sentados, com uma parede laranja ao fundo

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) recebeu esta semana a visita de um grupo da Faculdade de Odontologia da Universidade do Colorado (EUA). O objetivo do grupo era conhecer a Ufes, o CCS e, mais especificamente, o curso de Odontologia, visando o estabelecimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão em parceria entre as duas instituições.

Na foto, o secretário de Relações Internacionais, Yuri Leite; a professora Raquel Baroni; e os visitantes da Universidade de Colorado Jennifer Ringsdorf, Cassidy Hoyt. Abel Gaytan e Bruce Dye.

O chefe do Departamento de Odontologia Comunitária e Saúde da População da Universidade do Colorado, Bruce Dye, também demonstrou interesse em conhecer metodologias de ensino-serviço dos estudantes de Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, eles visitaram alguns locais de estágio curricular de alunos da Ufes, como a uma unidade de saúde, o Centro Municipal de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Pronto Atendimento da Praia do Suá, em Vitória, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), e a Fundação Carmem Lúcia.

A visita foi coordenada pela professora Raquel Baroni, do Departamento de Medicina Social e dos programas de pós-graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) e em Saúde Coletiva (PPGSC), que também está atuando no Acordo de Cooperação internacional entre a Ufes e a Universidade de Colorado.

Parceria com a Noruega

Durante este mês de março, o PPGSC e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) também estão recebendo a visita do professor Piotr Mydel e da pesquisadora Marta Kaminska, do laboratório Bröegelmann, da Universidade de Bergen (Noruega), com a qual a Ufes mantém convênio de parceria acadêmcia desde 2020.

Os visitantes estão na Ufes para realizar experimentos e coleta de dados de pesquisas de epidemiologia translacional. Serão estudados biomarcadores de risco cardiovascular e inflamação em três grupos de pessoas (pacientes com artrite reumatoide, doença de Sjögren e indígenas), com dados coletados e amostras biológicas do biorepositório do Hucam-Ufes.

Categorias relacionadas