Universidade Aberta Capixaba terá novos cursos e ações de extensão ofertados pela Ufes

22/12/2023 - 15:52  •  Atualizado 27/12/2023 18:01
Compartilhe

Quatro cursos de especialização; dois de mestrado; e duas ações de extensão. Estas são as novas opções de formação que serão oferecidas pela Ufes em 2024 por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC) e com fomento do governo estadual. Ao todo serão 849 novas vagas gratuitas na pós-graduação.

As aulas serão disponibilizadas no formato presencial e na modalidade ensino a distância (EaD) (semipresencial), por meio da Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes), com início no primeiro e no segundo semestre letivo do próximo ano.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Ufes; o Governo do Estado; e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que, juntos, vão disponibilizar 4.601 vagas no próximo ano. Todos os cursos oriundos desta parceria são voltados exclusivamente a pessoas que comprovarem residência em municípios do Espírito Santo.

Vagas

Todos os cursos da Ufes serão ministrados por professores da Instituição. Na modalidade EaD (semipresencial) serão oferecidas 200 vagas em cada um dos cursos seguintes de especialização: Transformação Digital em Gestão Documental; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; Gestão em Saúde; e Recursos Hídricos. Estes cursos serão divididos em cinco polos (40 vagas cada curso). Os cursos de mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (24 vagas) e mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (25 vagas) serão presenciais, com aulas ministradas no campus de Goiabeiras. Pela primeira vez em três anos, a parceria contemplará projetos de extensão, que serão oferecidos pela Ufes por meio da UnAC. Para 2024, as ações extensionistas previstas são Ambientes Sociais de Inovação e Escritórios de Dados Municipais: difusão da cultura de dados para Cidades Inteligentes.

Parceria

A Ufes faz parte do Sistema UniversidadES, participando da UnAC na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, além de ações de extensão, no âmbito do Espírito Santo. De acordo com a superintendente de Educação a Distância, Maria Auxiliadora Corassa, além dos projetos propostos por professores da Ufes, a Universidade apoia as atividades vinculadas à UnAC, como as que serão desenvolvidas pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) a partir de 2024.

“Consideramos esta parceria muito importante pela democratização de acesso ao ensino superior, por meio da ampliação da oferta de formação inicial e continuada às pessoas que moram no estado. Estamos falando de educação, neste caso promovida por uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade, em parceria com o governo do Espírito Santo”, avalia Corassa.

O edital de lançamento dos novos cursos será publicado em breve no site da Sead.

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho