UPS/Ufes alerta para epidemia de dengue e destaca importância de ações de prevenção

09/03/2023 - 15:30  •  Atualizado 13/03/2023 16:09

Nos dois primeiros meses de 2023, o Espírito Santo registrou mais de 34 mil notificações e nove óbitos confirmados por causa da dengue, o que coloca o estado em alerta e no cenário de epidemia da doença. Na última terça-feira, 7, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um alerta sobre a situação epidemiológica da dengue no estado, com o objetivo de orientar os profissionais de saúde em relação ao aumento de casos notificados da doença, além do reforço de orientações assistenciais, de coleta de amostras, notificações e ações de enfrentamento.

Diante dessa situação, a Comissão da Universidade Promotora de Saúde na Ufes (UPS/Ufes) lembra que a comunidade universitária, assim como toda a população, tem um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti (foto), que transmite não só a dengue, mas outras arboviroses, como a zika e a chikungunya. Ações de monitoramento e eliminação de possíveis focos do mosquito são fundamentais para conter o avanço da doença.

Como parte das ações de cuidado, a Superintendência de Infraestrutura (SI) vem realizando o monitoramento de pontos de retenção de água, a limpeza das áreas verdes e o controle de larvas nos quatro campi. No campus de Goiabeiras, agentes da Prefeitura de Vitória também fazem visitas periódicas para o controle de larvas.

“O cuidado deve ser permanente, mas a situação atual pede ainda mais atenção da nossa parte, intensificando as ações de combate ao mosquito. Seja em casa ou no local de trabalho ou de estudo, há uma série de rotinas que as pessoas podem adotar”, afirma a coordenadora da UPS na Ufes, Liliana Barros.

Ela orienta que, caso algum membro da comunidade universitária tenha dificuldade de acesso a algum lugar que suspeite como possível foco de larvas e mosquitos na Ufes, deve entrar em contato com a SI nos seguintes telefones: 4009-2787, no campus de Goiabeiras; 4009-7558, no campus de Maruípe; 3552-8922, no campus de Alegre; e 3312-1643, no campus de São Mateus. Caso não esteja na Universidade, acione as prefeituras locais ou os agentes de saúde.

Sintomas

A Sesa orienta que, em caso de sintomas como febre, dor no corpo, dor articular, dor muscular, dor ao redor dos olhos, dores abdominais, náusea, vômitos e dor de cabeça, a pessoa inicie imediatamente a hidratação - por meio da ingestão de água, sucos naturais e chás - e procure o serviço de saúde mais próximo. Também é indicado avisar à equipe de saúde caso tenha entrado em contato com área com mosquito e/ou suspeita da dengue.

Veja os cuidados gerais que devem ser adotados para evitar a dengue:

- Verificar caixas, reservatórios e depósitos de água, assegurando que estejam ou sejam limpos e tampados;

- Observar lajes, calhas, lonas de cobertura, depósitos de materiais e banheiros desativados para desobstrução, limpeza e eliminação de acúmulo de folhas e de água;

- Manter os ralos e vasos sanitários limpos e fechados;

- Esvaziar e limpar as bandejas de ar-condicionado e geladeiras;

- Inspecionar áreas de descarte de sacos de lixo, copos plásticos e outros materiais que possam acumular água e servir de criadouro de mosquitos;

- Checar os aparadores de água de filtros de parede, bem como fontes e vasos de plantas. Garrafas e objetos côncavos devem ser virados para baixo para não reterem água.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Secretara de Estado da Saúde (Sesa)
Foto: Fiocruz