Projeto Neuro-On realiza palestra sobre Doença de Huntington nesta quarta-feira, 28

26/07/2021 - 17:32  •  Atualizado 28/07/2021 17:23
Compartilhe

O projeto de extensão da Ufes Neuro-On promove nesta quarta-feira, 28, das 18 às 20 horas, a palestra virtual A anatomia e o olhar da enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia na avaliação e no tratamento da doença de Huntington. O evento é dirigido a estudantes, servidores e profissionais dos cursos da área da saúde, mas aberto ao público em geral.

Durante a palestra, haverá a apresentação de um caso clínico. O link para participação está no endereço eletrônico https://www.instagram.com/neuroon.ufes.

Segundo a Associação Brasil Huntington (ABH), a doença de Huntington é uma disfunção heredodegenerativa – isto é, herdada geneticamente e progressiva – do sistema nervoso central, cujos sintomas são causados pela perda de células em uma parte do cérebro denominada gânglios da base. Esse dano no cérebro afeta as capacidades motoras, cognitivas (pensamento, julgamento e memória) e psiquiátricas (humor, equilíbrio emocional, dentre outras).

A doença atinge homens e mulheres de todas as raças e grupos étnicos e, de forma geral, os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos, mas pode atingir também crianças e idosos.

O projeto

O Neuro-on surgiu do interesse de um grupo de alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia da Ufes em aprofundar os conhecimentos na área de neuroanatomia clínica e criar um espaço para trocas de experiências.

A proposta inclui aulas, discussões de casos clínicos, artigos, palestras, seminários, cursos práticos, reuniões científicas, produção de vídeos e mídias socais, além de atividades práticas relacionadas ao tema.

Nos encontros mensais e abertos ao público geral, diversos grupos de estudantes dos cursos da saúde apresentam os aspectos neuroanatômicos e neurológicos de determinados temas. Durante as reuniões, professores e profissionais da área com prática clínica relacionada ao tema proposto discutem amplamente os aspectos clínicos e a atuação de cada profissional dentro do contexto da doença.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho