Doenças e práticas de cura são destaque em revista do Programa de Pós em História

27/07/2021 - 11:18  •  Atualizado 28/07/2021 18:41
Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Ufes acaba de lançar a 32ª edição da Revista Ágora, periódico eletrônico quadrimestral voltado para a divulgação científica, com a publicação de artigos e pesquisas desenvolvidas por alunos e professores de programas de pós-graduação.

Com o tema central Doenças e práticas de cura na História brasileira, a revista constitui um espaço virtual de debates e de discussões que resultem em ideias originais e iniciativas transformadoras. Nesta edição, são abordados temas como a lepra no Ceará e no Espírito Santo, a gripe espanhola, a fome na literatura, a representação da tuberculose em poemas, o discurso científico em propagandas de medicamentos contra a sífilis, cura e religião, e a trajetória de uma das primeiras médicas negras de Salvador.

A publicação foi organizada pelos professores Sebastião Pimentel, do PPGHIS-Ufes e do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré (FVC); André Nogueira, da FVC; e Anny Jaqueline Silveira, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A Revista Ágora pode ser acessada na íntegra no endereço eletrônico https://periodicos.ufes.br/agora/issue/view/1183.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho