Primeiro evento de 'cheerleading' do estado acontece na Ufes no domingo, 23

20/10/2022 - 11:16  •  Atualizado 22/10/2022 21:16
Compartilhe

O próximo domingo, 23, será marcado pela apresentação de animadores de torcida na Ufes. Tem início, às 14 horas, o EstrelarES – I Mostra Espírito-Santense de Cheerleading, evento artístico-esportivo-cultural que promete encantar o público com muita animação e a mostra de habilidades específicas da prática, como as elevações e os arremessos de pessoas. As apresentações acontecerão no Ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras, com entrada gratuita.

Já confirmaram presença no EstrelarES as seguintes equipes universitárias e profissionais: Blue Storm, da Universidade Vila Velha (UVV); Cheer MedUfes (Ufes); Líderes Sangue Verde (Emescam); Póllux (Ginásio Cosmo Athletics); Projeto UfesCheer T1 (Ufes); Sírius (Ginásio Cosmo Athletics); Projeto UfesCheer T2 (Ufes); e Órion (Ginásio Cosmo Athletics). 

O I EstrelarES é organizado em uma parceria entre membros das equipes participantes, com o objetivo de ampliar o público que acompanha o esporte e incentivar novos participantes a se interessarem pela prática corporal. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil do UfesCheer ou do Cosmo Athletics, no Instagram.

Origem

O cheerleading surgiu no fim do século 19 e chegou ao Brasil na primeira década dos anos 2000, trazida por estudantes que faziam intercâmbio nos Estados Unidos. “Chegou primeiro à comunidade jovem, aos times universitários e ginásios pioneiros e, somente muito recentemente, a área da Educação Física tem se apropriado de conhecimentos para tematizá-lo e democratizá-lo”, ressalta Fernanda Paiva, professora do Departamento de Ginástica do CEFD e representante da Ufes na organização do evento. 

Segundo a professora, “a Ufes, por meio do projeto de extensão UfesCheer, é a primeira universidade brasileira a tratar o cheerleading de modo institucional, dando à prática visibilidade pedagógica, acadêmica e extensionista, de maneira a levar a animação de torcidas para além do ambiente universitário”. 

O projeto, coordenado por Paiva, existe desde 2019 e se preocupa com a capacitação de profissionais de Educação Física para o incentivo da prática do cheerleading nas escolas. Também são ofertadas aulas para pessoas a partir de 16 anos interessadas na prática, que acontecem às terças e quintas-feiras, de 18h30 às 20h30, no Ginásio de Esportes do CEFD/Ufes.

 

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Divulgação