Buscar articulação com outras entidades públicas para realizar ações que possam dar maior suporte aos estudantes com deficiência. Esse foi o objetivo da reunião entre as equipes da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac) da Ufes e da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), ocorrida na última segunda-feira, 14.
A reunião, realizada no Gabinete da Reitoria da Ufes, contou com a presença da secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Cinthya Oliveira, e do defensor público e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e da Coordenação dos Direitos das Pessoas com Deficiência da DPES, Hugo Matias.
“Durante a reunião, discutimos temas prioritários para a gestão, como a reserva de vagas para alunos com deficiência em processos seletivos, orientações de acesso à rede de defesa dos direitos humanos, a composição de uma rede intersetorial para garantia de direitos das pessoas com deficiência e uma proposta de acordo de cooperação técnico-científica entre a Ufes e a Defensoria Pública, visando a realização de ações integradas voltadas para o fortalecimento dos direitos de estudantes com deficiência”, citou a secretária da Siac.
A vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, afirmou que a intenção é promover a união da Universidade com outras instituições públicas para, juntas, pensarem formas de desenvolver políticas afirmativas para estudantes com deficiência. “Queremos contar com a parceria dessas instituições para nos ajudar a fortalecer a presença desses estudantes na Universidade e na sociedade”, afirmou.