Acaba de ser lançado o e-book Educação Especial e Processos Inclusivos. A obra é fruto do trabalho do grupo de docentes, alunos e ex-alunos da linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos, que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes. Organizado pelos professores Rogério Drago e Edson Pantaleão, o livro pode ser baixado gratuitamente neste link.
O professor Rogério Draco, do Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais (DTEPE), destaca que o livro é uma coletânea de ideias daquilo que os docentes vêm pesquisando, suas bases teóricas, metodológicas e afins, abordando diferentes temáticas que giram em torno dos processos de inclusão de indivíduos com deficiência no contexto da escola comum ou de outros espaços educativos. “Ele foi idealizado no sentido de instigar novos pesquisadores a produzirem conhecimento que transforme a escola, a sala de aula e os sistemas educativos de modo geral”, completa.
Ele explicou ainda que o livro é uma produção da linha de pesquisa Educação Especial e Processos Inclusivos do PPGE, e foi pensado "para profissionais da área da educação, psicologia, direito, saúde, dentre outros, que compõem uma rede de apoio no que tange os processos de ensino, aprendizagem, direito à educação, de sujeitos que por muito tempo ficaram fora das escolas comuns de ensino e agora fazem parte deste público. Além disso, o livro dá uma ideia daquilo que os docentes vêm pesquisando, suas bases teóricas, metodológicas e afins, no sentido de instigar novos pesquisadores a produzir conhecimento que transforme a escola, a sala de aula e os sistemas educativos de modo geral".
Com 290 páginas, o livro digital está dividido em onze capítulos, nos quais os autores apresentam suas contribuições sobre o ensino de Educação Especial e Inclusiva, relatando experiências vivenciadas no âmbito das salas de aula.
O professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade Douglas Ferrari, em parceria com as ex-orientandas Michele Soares e Laís Colombo, foi um dos que contribuiu com a obra. Ele escreveu o capítulo O direito das pessoas com deficiência à pós-graduação stricto sensu, no qual pontua questões sobre a legislação brasileira, as resoluções da Universidade e documentos orientadores do Ministério da Educação e suas autarquias. “Neste capítulo falamos do direito da pessoa com deficiência à pós-graduação, falando da pós-graduação como um espaço de formação humana e que as pessoas com deficiência têm o direito ao acesso e à permanência na Universidade”, explica.