Saúde e reforma administrativa são temas de palestras desta semana. Confira!

08/11/2021 - 16:39  •  Atualizado 10/11/2021 16:06

A programação do Mês do Servidor da Ufes prossegue nesta semana com diferentes atividades. Na terça-feira, 9, às 14 horas, será realizada a palestra Outubro Rosa é todo dia: prevenir para vencer o câncer de mama, ministrada pelas professoras Márcia Valéria Almeida e Priscilla Machado, com mediação de Daniele Jannotti e Cristiana Stradiotti e transmissão pelo canal oficial da Ufes no YouTube.

Na quarta-feira, 10, às 14 horas, o evento programado é o curso com o tema PEC 32/2020, que trata da reforma administrativa em tramitação no Congresso Nacional. O curso será oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), parceiro do Mês do Servidor, e será ministrado pelo pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais Cacau Pereira, que é advogado com especialização em Direito Público e em questões previdenciárias. Os interessados em participar devem preencher um formulário de inscrição. O link da sala virtual na qual será realizado o evento será enviado para o e-mail de solicitação da inscrição.

Já na quinta-feira, 11, haverá a Pausa Consciente, com a temática Exercício físico e saúde: como iniciar, retomar e se manter ativo, com Scheilla Vilella, técnica em assuntos educacionais da Ufes. A programação do Mês do Servidor da Ufes prossegue até o próximo dia 25. A programação completa pode ser acessada em https://progep.ufes.br/programacao-mes-do-servidor-2021-ufes.

Vivências e aprendizado

O Mês do Servidor é uma ação promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), com programação iniciada no último dia 28. Com conteúdo variado, as atividades são oferecidas nos formatos virtual e presencial, e são abertas a todos os servidores da Ufes. São previstas lives/palestras, oficinas on-line, atividades lúdicas e culturais, cursos, corrente de elogios, campanha de solidariedade em favor de membros da comunidade universitária e oficinas presenciais para os trabalhadores do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

“A proposta do evento é reafirmar a importância dos servidores da Ufes para a sociedade, elevar sua autoestima, proporcionar vivências e aprendizado, e promover diferentes atividades com temáticas atuais”, destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda. “As comemorações são importantes porque propõem a valorização do servidor e reafirmam o seu protagonismo na função social de atender às necessidades do público”, completa.

De acordo com a pró-reitora, a Progep tem constatado, a partir de relatos de servidores, que a reorganização das atividades ocorrida desde março de 2020 com a pandemia da covid-19 impactou o vínculo profissional e afetivo com os colegas de trabalho e com a comunidade universitária, entre outros efeitos. “Pretendemos refletir sobre a importância desse sentimento de pertencimento do servidor, buscando o seu bem-estar e o equilíbrio da sua saúde de forma integral”, pondera a pró-reitora. Dentre as atividades programadas, ela destaca os momentos de Pausa Consciente, que buscam estimular um outro olhar sobre a saúde e sobre o trabalho.

Segundo Josiana Binda, como ainda são exigidos cuidados, medidas de biossegurança e distanciamento social, as ações deste ano, em sua maioria, são ofertadas por meio virtual.

Texto: Luiz Vital