Semana da Saúde debate trabalho interprofissional na Clínica Escola da Ufes

24/04/2023 - 12:39  •  Atualizado 26/04/2023 16:28

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, tem início nesta terça-feira, dia 25, a Semana da Saúde, promovida pela equipe da Clínica Escola Interprofissional em Saúde (Ceis), localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS – campus de Maruípe). O evento vai abordar o tema O Trabalho Interprofissional, trazendo palestras, oficinas e mostras de experiências, além de mesa temática que ficará montada até o fim das atividades, na próxima quinta-feira, 27. Em formato presencial, o evento acontecerá no auditório da Ceis, com entrada gratuita e entrega de declaração de participação aos presentes.

A abertura da Semana será às 13 horas mas, já pela manhã, das 8 às 12 horas, servidores e estudantes do CCS estarão divulgando o evento e materiais relacionados aos assuntos apresentados em uma mesa temática, que ficará em frente à entrada da Ceis. Às 13 horas, a Terapeuta Ocupacional da Ufes, Livia Hosken, vai tratar da abordagem interdisciplinar para o cuidado de pacientes com transtorno do espectro autista, na palestra de abertura intitulada Neurodiversidade. Em seguida, às 14 horas, a professora Raquel Baroni, do Departamento de Medicina Social, explicará o que se deve saber a respeito da interprofissionalidade e da prática colaborativa.

No dia 26, as atividades seguirão na mesa temática. Já no dia 27, o professor Thiago Sousa, do Departamento de Educação Integrada em Saúde, falará sobre a vivência dos profissionais que atuam na Clínica Escola, a partir das 11 horas.

Experiências

Também no dia 27, entre 8 e 13 horas, haverá uma mostra de experiências interprofissionais na saúde, apresentando algumas ações desenvolvidas por professores e pesquisadores do CCS. Na ocasião, serão mostrados os trabalhos de projetos e programas como Projeto Alívio; Projeto Fênix; Projeto Nutrical; Programa de Implante Coclear; Projeto Lappics; e Projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs Ufes).

A programação completa pode ser vista no folder anexado abaixo.

Programação para 2023

As ações interdisciplinares promovidas pela Ceis são realizadas com calendário pré-definido e tiveram início em 2022, com a celebração do Agosto Dourado, que remete à Semana Mundial da Amamentação. Em 2023, o marco inicial da programação foi o Dia Mundial da Infância, comemorado em 21 de março. Este ano, as celebrações têm acontecido nas últimas semanas dos meses de março a novembro, de acordo com algumas datas comemorativas, como aquelas sugeridas pelo Ministério da Saúde.

Depois desta Semana da Saúde, o próximo evento acontecerá entre os dias 22 e 26 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A ação vai promover medidas gerais de prevenção e controle de infecções relacionadas a assistência à saúde. Durante o Junho Vermelho, as atividades estarão voltadas para a promoção da doação de sangue entre os dias 26 e 30.

O Agosto Dourado remete à Semana Mundial da Amamentação e os eventos estão marcados para acontecer entre os dias 28 e 31. Já o Setembro Amarelo, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio, terá ações na Ufes de 25 a 29.

Para lembrar da saúde da mulher e da importância da realização de exames de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa contará com ações desenvolvidas entre os dias 23 e 27. Encerrando os eventos de 2023, as atividades relacionadas ao Novembro Azul acontecerão de 20 a 24, buscando promover a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata.

Texto: Adriana Damasceno