Entre os dias 26 e 29 de junho, a Clínica Escola Interprofissional em Saúde (Ceis), localizada no campus de Maruípe, vai realizar a Semana de Doação de Sangue, evento inserido na campanha Junho Vermelho em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). Gratuito e com entrega de certificado de participação aos presentes, o evento tem como objetivos conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue e poder salvar uma vida.
A programação da Semana contará com panfletagem (dias 26 e 27) e mesa temática na área externa da Ceis (dia 28). Às 8h30 do dia 29, terá início a palestra A importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea, ministrada pela enfermeira Maria Isabel Zuchelli e pela assistente social Clemilda Salles, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes).
No último dia do evento, das 9h às 12h e das 13h às 14h, os interessados em doar medula óssea poderão se cadastrar junto à equipe do Hemoes, na área externa da Ceis.
Estoques
Segundo informações do Hemoes, o centro localizado em Vitória recebe diariamente cerca de 69 doadores. Contudo, para que haja um estoque satisfatório para distribuição aos hospitais estaduais, públicos e filantrópicos, é necessária a doação diária de aproximadamente 120 pessoas.
Os estoques de sangue são utilizados em casos de transfusão por causa de acidentes, cirurgias e queimaduras, entre outras situações, e para o atendimento a pacientes que enfrentam leucemias e anemias, e que precisam de transfusões periódicas como parte do seu tratamento.
Texto: Adriana Damasceno, com informações da equipe da Ceis
Edição: Thereza Marinho