Cinco programas de pós-graduação estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado. Confira as oportunidades

26/07/2024 - 12:16  •  Atualizado 26/07/2024 18:29
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Thereza Marinho
Cartaz com fundo verde e as palavras editais abertos pós-graduação escritas em branco

Cinco programas de pós-graduação estão com inscrições abertas para processos seletivos, com oferta total de 121 vagas. Confira mais informações abaixo e nos editais anexados no final da matéria.

Bioquímica (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq) ofertará sete vagas para o curso de mestrado e sete para o de doutorado. As inscrições para as duas seleções já estão abertas e prosseguem até 8 de agosto para o mestrado, e até 11 de agosto para o doutorado. Estudantes e egressos de cursos de graduação em áreas afins à área de concentração do Programa poderão se candidatar ao curso de mestrado. Já no processo seletivo do curso de doutorado, o público-alvo são portadores de diplomas de cursos de mestrado em Bioquímica ou áreas afins, bem como concluintes desses cursos.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao.ppgbiq@gmail.com.

Contato: inscricao.ppgbiq@gmail.com

Psicologia (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) está com oferta de 32 vagas para o curso de mestrado e 17 para doutorado, ambas para ingresso no primeiro semestre de 2025. As inscrições para os processos seletivos serão recebidas até 9 de agosto por meio de link que será disponibilizado na página do Programa.

Do total de vagas, metade será destinada a ações afirmativas e distribuídas entre os seguintes segmentos da população: 15% para pessoas pretas e pardas; 5% para indígenas; 5% para quilombolas; 5% para pessoas com deficiência; 5% para pessoas travestis, transexuais e transgêneras; 5% para pessoas refugiadas ou com visto humanitário e 10% para pessoas com hipossuficiência socioeconômica.

Contato: ppgp.ufes@gmail.com

Arquitetura e Urbanismo (mestrado e doutorado)

Até 16 de agosto, serão recebidas as inscrições para os processos seletivos abertos no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). Para ingresso em 2025, serão ofertadas 20 vagas para o curso de mestrado e 12 vagas para o de doutorado. Pessoas interessadas deverão enviar a documentação exigida para o e-mail ppgau.ufes@gmail.com.

Podem participar da seleção de mestrado estudantes e egressos de qualquer curso de graduação. Já para se candidatar ao doutorado, é necessário ter concluído curso de mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou em outro curso de mestrado cujo currículo seja considerado adequado pelo Colegiado Acadêmico do PPGAU.

Do total de vagas para mestrado, oito serão reservadas para pessoas pretas e pardas; uma para indígenas e quilombolas; duas para pessoas com deficiência; uma para pessoas travestis e transexuais; uma para refugiados e uma para candidatos cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

Já para o doutorado, haverá reserva de duas vagas para pessoas pretas e pardas; uma para indígenas e quilombolas; uma para pessoas com deficiência; uma para pessoas travestis e transexuais; uma para refugiados e uma para candidatos com renda familiar de até três salários mínimos.

Contato: ppgau.ufes@gmail.com

Engenharia Ambiental (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) está com inscrições abertas para seleções em seus cursos de mestrado (10 vagas) e de doutorado (seis vagas). As inscrições serão recebidas até 16 de agosto, por meio de formulário on-line disponível na Página de Acompanhamento da Seleção. Para se candidatar ao mestrado, é necessário que os profissionais tenham curso de graduação que se relacione às linhas de pesquisas do PPGEA e aos  projetos dos professores orientadores do Programa. Já para o doutorado, será exigido também curso de mestrado nessas mesmas áreas. Poderão ser aceitos para a seleção ao curso de doutorado candidatos que não tenham mestrado, excepcionalmente, caso comprovem, por meio de documentos e entrevista, aptidão para ingressar no curso.

Contato: pos.engenhariaambiental@ufes.br

Economia (doutorado)

Estudantes concluintes e egressos do curso de mestrado em Economia ou em áreas afins podem se inscrever, até 10 de setembro, para a seleção do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco). As inscrições serão recebidas por meio do formulário on-line que será disponibilizado na Página de Acompanhamento da Seleção. Os selecionados ingressarão no primeiro semestre de 2025.

Serão oferecidas 10 vagas. A metade será reservada para ações afirmativas, com a seguinte distribuição: 20% para pessoas pretas e pardas; 10% para indígenas; 10% para quilombolas e 10% para pessoas com deficiência.

Contatos: pos.economia@ufes.br e (27) 3145-5371

Os pré-requisitos, documentos necessários para a inscrição, etapas de seleção e outras informações podem ser obtidas nos editais anexados a seguir e nos sites dos respectivos programas de pós-graduação, responsáveis pela realização dos processos seletivos e pela divulgação dos resultados.

Categorias relacionadas